O estômago é um órgão importante da digestão. Para que a digestão ocorra este órgão tem que produzir diversas substâncias, de entre as quais se encontra o ácido clorídrico. O estômago, no seu estado saudável possui revestimentos na sua parede que impede que o ácido o afete. Mas, um desequilíbrio no organismo, cuja causa advém da consciência de quem sofre deste problema, poderá levar a um desequilíbrio no pH, e consequentemente, a uma produção descontrolada de sucos gástricos, que criarão a problemas como a azia, úlceras e refluxo gástrico.

As propriedades do aloé conferem-lhe a sua capacidade de ajudar na renovação celular, sendo que a ingestão do gel de aloé, para além de potencializar a renovação das paredes do estomago, funcionará como um tónico estomacal, ajudando a equilibrar o pH e a aliviar ou mesmo eliminar o excesso de acidez.

“Um estudo realizado pelo Professor Hisayuki YAZAWA e seus colaboradores, na Faculdade de Medicina de Shizuoko, veio demonstrar que o aloé regularizava a produção de sucos digestivos e , graças ao seu pH, neutralizava a acidez gástrica.”( Lecardonnel, 2000, p.91)

 

Como tomar aloé para o tratamento da acidez gástrica?

Não existem dosagens específicas uma vez que cada organismo reage de formas diferentes. No entanto, é de opinião unânime que a toma de gel de Aloé antes das refeições ajudará a aliviar a acidez. Poderá, por exemplo, tomar uma colher de sopa de gel de Aloé e analisar como se sente após a toma. O seu organismo irá indicar-lhe a dose necessária.

 

Nota importante: Se tiver a planta e for extrair o gel, lembre-se que deve apenas usar o gel transparente neste caso, deixando escorrer a seiva amarelada antes de retirar o gel da folha. As condições onde o Aloe “habita” também influenciarão as suas propriedades e como tal, certifique-se que “conhece” o Aloe do qual vai retirar as folhas.

A informação contida neste artigo não dispensa a consulta de um técnico de saúde.

Composto e postado por Ângela Barnabé

 

Referências: Dehim R. O Médico Verde, A Planta dos Milagres. P.P.S., 1998

Lecardonnel M. O Novo Guia do Aloés, Receitas Práticas para a sua saúde. P.P.S., 2000

Podes também gostar de:

Holler Box

Pin It on Pinterest