Já falei bastantes vezes do facto de deixar que o medo tomasse conta de mim, o que me impediu, de certa forma, de fazer diversas coisas ao longo dos anos.

Nas últimas semanas, tenho feito um “esforço” para usar a energia do medo para “ultrapassar” aquilo que me amedronta. Não posso dizer que seja fácil, mas é um processo bastante simples. Ao invés de deixar que pensamentos de dúvida e medo tomem conta de mim, decido não lhes dar atenção e procuro confiar na vida.

Hoje disseram-me o seguinte: “És jovem e está na altura de arriscares!”

Isso fez-me pensar naquilo que arriscar realmente significa. Porque muitas vezes se fala que quem não arrisca, não petisca e no fundo arriscar é algo que muito poucos fazem.

Pensando bem, o que é a vida senão um constante arriscar? Arriscar não significa fazer e largar, sem expectativa no resultado? Arriscar não é entregar todo o meu ser a uma tarefa e esperar sem ansiedade pelo que virá?

Isso é na realidade em que se baseia a vida. Um arriscar contínuo a todos os momentos. Ninguém sabe o que vai acontecer. Ninguém sabe durante quanto tempo irá viver. No entanto, projetos são criados. Sonhos são sonhados. Viagens são planeadas.

Claro que podemos sempre sobreviver em vez de viver. Podemos “viver” na ilusão que somos nós que fazemos o mundo girar e que tudo vai sempre acontecer como nós queremos, porque nós sabemos o que é melhor. Mas isso não durará muito tempo.

É verdade que muito poucos arriscam, começando por mim. Nunca fiz nada, pelo menos até à pouco tempo, sem ter a garantia do resultado esperado.

Queria ganhar asas ao saltar do abismo, mas punha uma rede de segurança para me precaver de uma possível queda e  era a própria rede que me impedia de voar.

Obrigado por este dia repleto de oportunidades para arriscar.

Até amanhã!

Ângela Barnabé 

Queres receber as minhas reflexões diárias no teu email?

Coloca o teu nome e o teu email no formulário e clica em "Subscrever".

Respeitamos a privacidade dos teus dados e não enviaremos spam.

Podes também gostar de:

Holler Box

Pin It on Pinterest