7º Artigo da série “As Aventuras de uma Míope“
Encontro-me neste momento a fazer novamente o Manual de Gestão de Stress. Ontem enquanto estava a ler a ação do dia, “tomei consciência” que estar bem é um treino.
Durante todos estes anos treinei-me para me sentir mal comigo mesma; para criticar e julgar os outros; para resistir às coisas que me rodeiam; para querer as coisas à minha maneira.
Este treino foi coroado com o diagnóstico da miopia e mostro-me o resultado da minha postura relativamente à vida.
Mas demorei algum tempo a alcançar esse estado. E agora? Será que não me posso treinar para ser aquilo que quero que o mundo seja?
Posso escolher a cada momento presente treinar a minha aceitação e gratidão perante a vida. Posso, perante qualquer acontecimento, escolher agir em vez de reagir; estar em amor em vez de estar em ansiedade; estar no fluxo ou resistir a ele.
Estar bem é um treino. Se a minha condição de míope mostra a minha tendência para ter medo do mundo, eu tenho que treinar a minha segurança. Se tenho pensamentos de crítica e de julgamento tenho que treinar o amor em relação a mim mesma e aos outros.
Nunca achei que fosse fácil melhorar a minha visão. Mas também sempre me disseram que aquilo que realmente queremos é aquilo que acabamos por conseguir.
No fundo, o resultado que temos é aquilo em que nos focamos e aquilo que realmente queremos. E se que quero melhorar a minha visão posso começar já a treinar.
Ângela Barnabé
Obrigado Ângela, pela tua partilha. Partilho da tua visão de que estar bem é um treino, e um treino diário. Como dizes, fomos formatados para viver na miséria, a focar apenas o que pode acontecer de mal e a procurar os defeitos em tudo. Mas, e qual é o resultado disso nas nossas vidas? Obviamente não poderíamos viver na riqueza… Quando tomamos consciência de que somos os únicos criadores da nossa realidade através do que acreditamos, podemos escolher mudar, e treinar uma nova forma de ver a vida, para então criarmos a vida que queremos. Parabéns pelas tuas partilhas nas Aventuras de uma Míope! És as luz que ilumina o caminho de quem quiser usufruir da tua experiência. Bjs
Obrigado Elisabete pelo teu comentário.
Só podemos dar aquilo que temos e apesar de eu ser jovem, tenho muita experiência em ser míope (rsrsrsrs)….
O processo de mudança não é fácil ( é simples), mas falar dele fá-lo mais fácil.