loader image

Uma questão de consciência – 30 de 365

Existe uma clara linha entre a minha vida de antes e a minha vida de agora. Poderia dizer que isto aconteceu devido a fatores externos, mas a verdade é que isto é possível devido à expansão da minha consciência.

Tudo começou com o primeiro passo: a decisão de mudar. Apesar de me tentar enganar a mim mesma, a minha vida não era um fluxo de realização. Cada vez me sentia pior e para algo mudar eu tinha que mudar.

Muitas vezes ouvia descrever o processo de expansão de consciência como algo difícil. Ao olhar para todo o meu percurso, vejo que o grau de dificuldade é proporcional ao grau de resistência àquilo que acontecia.

É muito fácil dizer que quero mudança; mas na hora da verdade em que me deparo com as situações é que vejo se de facto quero agir de forma diferente e ser alguém melhor.

Ainda procurei atalhos, formas de mudar sem ter que passar pelo processo de mudança, mas tudo isto foi apenas mais uma forma de me enganar a mim mesma.

Sem expandir a consciência, sem mudar todos aqueles traços que não quero abrir mão, sem me responsabilizar por tudo aquilo que experiencio e que tenho conhecimento nunca terei acesso a uma vida verdadeiramente fluída.

Quanto mais me focar naquilo que tenho que mudar, mais impeço que a mudança aconteça. Agora, quando me abro à vida e deixo as coisas acontecerem, as oportunidades aparecem. Depois é só aceitar e escolher agir de forma consciente.

Todos aqueles conceitos precisam ser reciclados para que em vez de criar sofrimento, possa criar uma vida de sonho.

É tudo uma questão de consciência. Quanto mais treino uma nova forma de ver a vida, mais fácil é e mais expando a minha consciência.

Obrigado por este dia repleto de alegria.

Até amanhã!

Ângela Barnabé 

Foto original por Casey Horner on Unsplash

Tudo acontece da melhor forma – 29 de 365

melhor forma

Passo muito tempo a pensar no desenrolar das coisas e na melhor forma de elas acontecerem, mas esqueço-me que quando faço a minha parte, tudo acontece da melhor forma.

E o que é fazer a minha parte?

Sentir-me bem em cada momento presente, valorizando e agradecendo por aquilo que estou a vivenciar e confiando no fluxo e processo da vida.

Investir tempo criando hipóteses ou pensando naquilo que poderá vir a acontecer, impede-me de aproveitar o momento presente e de estar aberta a receber as coisas que são necessárias ao meu crescimento.

A minha consciência tão limitada não pode conceber as possibilidades ilimitadas que estão à minha espera. Ainda me deixo levar por conceitos obsoletos.

Como é que eu posso encontrar a solução se estou envolta no problema e se estou a mesma forma de pensar que criou o problema?

Sempre que algo me trouxe sofrimento foi porque eu não fiz a minha parte:

Estava a tentar manipular para que as coisas acontecessem à minha maneira, dentro da minha consciência, resistindo ao fluxo da vida e não confiando que estava a ter o que eu precisava.

Sempre que eu baixei os braços e confiei, tudo aconteceu da melhor forma.

Porque não confiar sempre e deixar a vida acontecer?

Obrigado!

Ângela Barnabé

Foto original por Anders Jildén on Unsplash

Deixa a vida acontecer – 28 de 365

Hoje celebro 22 anos de vida. Olhando para o meu percurso, se eu pudesse dizer algo a mim mesma, em alguma altura do passado, dizia: “Deixa a vida acontecer!”.

Queria ter determinadas coisas e ao invés de me focar nelas, pôr ação e largar, tentava controlar para ter a certeza que as recebia. Mas quanto mais fazia isso, mais me afastava de as receber…

Queria sentir-me bem comigo mesma, mas não abria mão de todos aqueles conceitos que me traziam todo o mal-estar que sentia diariamente…

Queria, queria, queria, mas não deixava que isso acontecesse. Tinha tudo bem pertinho de mim, mas bloqueava o facto de isso ser possível e real.

Cada vez mais vejo que tudo é uma questão de consciência. Quanto mais expando a minha visão da vida, melhor vejo que a única que impedia que os resultados se materializassem na minha vida era eu.

Pelos medos, pela ansiedade e pela culpa bloqueava todo o processo que fazia movimentar as oportunidades.

Se hoje estou a viver aquilo que sempre sonhei é porque mudei e vejo a vida de um prisma diferente. Sempre pude viver assim; não permitia que isso acontecesse devido a crenas limitantes.

É uma questão de treino? Sim, todos os dias foco-me na expansão da consciência e fico maravilhada com tudo aquilo que tenho a oportunidade de viver e expectante por aquilo que ainda está à minha espera.

Quando deixo a vida acontecer, milagres acontecem e fico sempre surpreendida pela fluidez de todos os momentos.

Obrigado por mais um ciclo, que com toda a certeza me trará muitas bênçãos, muito amor e muita expansão da consciência!

Até amanhã!

Ângela Barnabé

Foto original por Michael Durana on Unsplash

Tudo passa… – 27 de 365

Hoje pensei na duração das coisas que acontecem. Já tive diversas fases na minha vida; umas boas, outras que não me trouxeram coisas muito agradáveis. Mas tudo passou… Quando dei por isso os momentos tinham-se transformado noutros e aquilo que eu achava permanente tinha-se metamorfoseado.

Ao pensar nisso, tomei consciência da importância de aproveitar cada momento, cada aprendizagem, cada experiência.

A resistência que eu tinha ao meu passado e aos momentos que me trouxeram sofrimento, impedia-me de largar aquilo que sentia e transformar tudo aquilo numa aprendizagem e num trampolim para o crescimento.

A negação àquilo que estava acontecer impedia-me de mudar a minha postura e perpetuava o que eu estava a experienciar.

Nunca poderia imaginar estar onde estou neste momento nem a forma como chegaria até aqui hoje.

Amanhã celebro 22 anos e sinto que neste último ano estabeleci uma melhor relação comigo mesma. Trabalhei a aceitação daquilo que fui e daquilo que sou e isso libertou-me de uma grande pressão.

Provavelmente daqui a um ano estarei a ver tudo isto de uma forma diferente. Aquilo que eu considero “bom” agora no futuro poderá não ser assim tão “bom”.

A mudança acontece de uma forma tão subtil e faz que com que coisas tão notáveis aconteçam. É só deixar fluir que tudo passa!

Obrigado por este dia maravilhoso!

Até amanhã!

Ângela Barnabé 

Foto original por Colby Thomas on Unsplash

Usufruir das situações – 26 de 365

Nem sempre as coisas acontecem como eu quero e ainda bem. A minha consciência limitada não me permite de momento conceber todas as oportunidades que estão reservadas para mim.

Não posso usufruir apenas das coisas que já me são conhecidas e que já estou habituada a fazer; tenho que estar pronta a desfrutar de todos os momentos, ainda que não sejam aquilo que eu esperava.

Quando me abro ao fluxo das coisas permito que tudo o que é de melhor surja na minha vida e essa minha postura ajuda-me a retirar toda a aprendizagem  de uma determinada situação.

A expectativa, algo que eu alimentava muito, para além de colapsar a onda de possibilidades, não me deixa usufruir de algo, mesmo que isso seja muito melhor do que aquilo que eu estava a antecipar.

A resistência àquilo que surge apenas perpetua o sofrimento e ao invés de me permitir resolver determinada situação de vez, adia o processo de aprendizagem, obrigando-me a viver novamente a mesma situação.

Cada dia é uma nova oportunidade de por em prática tudo aquilo que vou aprendendo e tomando consciência e é no dia-a-dia que vão surgindo as oportunidades de desenvolver aquilo que quero ser.

Ainda existem momentos em que a tendência é agir “como antes”, mas ao ter em mente a melhoria contínua, mesmo que resista à vida e que negue o fluxo, facilmente me coloco novamente em cima da prancha e aprendo com a situação.

Antes culpava-me de não ser perfeita e de muitas vezes continuar a fazer o que fazia antes, mas isso não resolvia nada, apenas criava mal-estar.

A vida é um treino e quanto mais cresço, mais claramente vejo coisas que até hoje nunca tinha imaginado.

É necessário decidir mudar e dar o primeiro passo. A partir daí é só fluir e deixar a vida acontecer.

Obrigado por este dia repleto de alegria.

Até amanhã!

Ângela Barnabé 

Foto original por Lukas Schweizer on Unsplash

Pin It on Pinterest